Cantor e compositor, Dinho Ouro Preto é um dos grandes nomes da música brasileira. Conhecido pelo trabalho como vocalista do Capital Inicial, possui uma longa discografia com sucessos como "Primeiros Erros" e "À Sua Maneira."


A música sempre esteve presente na vida de Dinho. Aos 11 anos, teve o primeiro contato com o rock por meio de Herbert Vianna e Bi Ribeiro, posteriormente Os Paralamas do Sucesso. Mas foi aos 19, quando virou vocalista do Capital Inicial, que a carreira do cantor começou a decolar.


+++ LEIA MAIS: Rolling Stone Festival é importante para “rock and roll se abraçar”, diz Dinho Ouro Preto


Atualmente, possui quatro discos solo, 13 álbuns de estúdio com a banda, além de outros projetos na internet. Nesta terça, 27, cantor completa 58 anos; para comemorar a data, separamos quatro curiosidades sobre a carreira e a vida de Dinho Ouro Preto. Confira:




Canal no YouTube


Além da carreira como cantor, Dinho também possui um canal no YouTube, no qual relembra a trajetória, responde perguntas dos fãs e também entrevistas amigos do meio musical. Entre os convidados estão Andreas Kisser,Kiko Zambianchi e até a própria filha, Isabel.


+++ LEIA MAIS: “A Rolling Stone faz parte da minha vida há anos”, diz Dinho Ouro Preto




Amizade com Renato Russo


Renato Russo foi uma das maiores inspirações de Dinho. Em um dos vídeos do canal, explicou como o cantor aumentou o interesse pelo rock nacional com sucessos como "Fátima," "Que País é Esse" e "Geração Coca-Cola." "Eu achava que o rock brasileiro sempre ficava devendo algo para o rock gringo. Com o Renato, pela primeira vez, fica em pé de igualdade," disse. 




Fã de cinema


Música não é a única arte presente na vida de Dinho. O cantor também declarou o amor pelo cinema, principalmente pelos filmes 'B,' produções não tão populares e de baixo orçamento, muito comuns nas décadas de 1930 e 1940.


+++ LEIA MAIS: Rock in Rio 2013 - Dinho Ouro Preto narra polêmica com José Sarney no Rock in Rio 2011: “Me mandou uma carta”


Além disso, Tim Burton é um dos diretores favoritos do músico. Até mesmo coleciona livros e bonecos de personagens do cineasta e utilizou a técnica de stop motion no clipe de "Invisível," inspirando-se nos filmes de Burton.




Lado Geek


Dinho também tem um lado "nerd." Fã de quadrinhos, lia histórias de Asterixe As Aventuras de Tintim quando criança. Os heróis da Marvel também não ficam de fora. Dinho tem uma tatuagem do Homem-Aranha no braço.


+++ LEIA MAIS: Dinho Ouro Preto faz cover de Sinéad O'Connor


Em um dos vídeos do canal, o cantor também admitiu ser fã da série animada Rick and Morty. "É uma das coisas mais criativas que já vi. [...] Você acha que o mundo dos desenhos chegou ao limite, que nada mais pode te surpreender e aparece algo como Rick and Morty," comentou.